SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

A importância do sindicato

A greve geral de 1917 paralisou São Paulo – Foto: Reprodução Internet

Não são poucas as vezes que os trabalhadores têm dúvidas, ou até mesmo sentem-se lesados em seus direitos. E, quando isto acontece, o sindicato ao qual cada trabalhador é filiado é quem vai orientá-lo sobre a forma de exigir o cumprimento dos seus direitos. É para isso, que existem os sindicatos de cada categoria, são entidades que estão devidamente credenciadas para buscar as devidas soluções dos impasses envolvendo o trabalhador e o empregador.

Será que alguém acha que os patrões iriam dar aumento espontaneamente?

Pois é, os reajustes e a ampliação dos direitos são conquistas dos sindicatos, que organizam e mobilizam os trabalhadores, esclarecem sobre suas lutas, apresentam propostas, negociam e se o acordo está difícil são realizadas paralisações e até greves, para conseguirmos bons acordos. São os sindicatos, ainda, que conquistam benefícios, como convênio médico, vale-refeição, cesta básica, PLR, etc.

Vivemos tempos difíceis, o movimento sindical está resistindo a diversos ataques perpetrados por esse governo ilegítimo a mando das elites empresariais. Para resistir, precisamos intensificar nossas ações, principalmente no trabalho de base com comunicação eficiente, assim estamos fortalecendo a aliança com os trabalhadores para seguirmos unidos, garantindo os direitos de nossa valorosa categoria.

É importante termos consciência de classe, pois em tempos de crise o trabalho é o remédio para manter o otimismo, mesmo quando achamos que não há mais saída que nos leve ao caminho certo.

Com essa certeza e motivação, o SIPETROL-SP, através dos seus dirigentes, continua visitando o ambiente laboral, conscientizando e sindicalizando os trabalhadores nas bases de engarrafamento, nos depósitos revendedores e escritórios, informando, organizando a luta e fortalecendo nossa categoria.

Só assim teremos mais força para enfrentar e vencer os conflitos que se estabelecem na relação entre capital e trabalho. É a única forma dos trabalhadores terem seus direitos básicos garantidos!

Estamos empenhados no desenvolvimento de um trabalho de base forte, como sempre estivemos, pois entendemos que conscientizar os trabalhadores sobre a importância da união da categoria é o único meio para barrarmos as investidas do setor patronal.

Temos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho que nos garantem direitos superiores a CLT, foram conquistas obtidas através de árduas negociações e lutas que exigiram grandes sacrifícios do sindicato e dos trabalhadores.

Com a nova realidade, imposta pela Reforma Trabalhista, precisamos intensificar a sindicalização por todas as empresas para seguirmos fortes, o trabalhador precisa saber que seu grande aliado é o Sindicato.

A reforma trabalhista é uma vitória dos empresários, que querem acabar com a justiça do trabalho, eliminando os obstáculos, como a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Do lado dos empresários, a mídia oportunista, que usou como mote a contribuição sindical para retirar mais de cem cláusulas da CLT que protegiam o trabalhador.

O sindicato é a entidade que luta para tornar menos desigual essa sociedade tão injusta, que ainda não se alertou que sem sindicato, acabou a representatividade dos trabalhadores e consequentemente modernizou a escravidão no Brasil.

Conscientizando e sindicalizando, só assim seguiremos vivos e fortes!

Nosso recado é para você, trabalhador e trabalhadora: torne-se associado do seu Sindicato, seja participativo nas assembleias, nas negociações, e contribua com o seu sindicato. É importante que todos estejam organizados em torno da defesa dos interesses da classe trabalhadora.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES !

Wagner Silva é diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de São Paulo (Sipetrol)

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.