SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Formigas X Gafanhotos

Hoje vamos falar em Contribuição Sindical. E por falar nesse assunto, recomendo que assistam o filme “Vida de Inseto”, produzido pela Disney Pixar. Isso porque nos dias de hoje vivemos uma experiência semelhante a retratada nessa animação.

Resumidamente a história fala de um formigueiro que todos os anos reunia forças para juntar o maior número de alimentos para os gafanhotos, que ameaçavam as formigas caso elas não cumprissem o exigido.

Esse filme é muito interessante pois mostra ao longo da história que os gafanhotos (patrões) apesar de serem em menor número, formam uma gangue e obrigam as formigas (trabalhadoras) a produzirem para mantê-los na vida boa.

Mas no final as formigas se libertam dos exploradores e a mensagem que fica é que a união realmente faz a força e faz a diferença em uma sociedade organizada e solidaria.

Vivemos um momento no Brasil onde os direitos da classe trabalhadora são considerados privilégios e os privilégios da classe dominante são direitos. Isso está errado!

Temos que nos unir e mudar essa perspectiva distorcida da realidade. Nós trabalhamos, portanto, merecemos respeito e bem-estar social para nós e para nossas famílias.

Nesses últimos anos é visível a perseguição ao movimento sindical, pois os sindicatos são os únicos capazes de unir os trabalhadores e lutar contra a terceirização, pejotização e outras formas injustas de contratação de mão-de-obra, impondo a precarização nas relações trabalhistas e aumentando a desigualdade social.

Assim,  convidamos você trabalhador e trabalhadora a contribuir com o seu Sindicato. O sindicato é seu e é o nosso patrimônio. É a última barreira de defesa contra a perda de direitos.

É por isso que todo trabalhador, sindicalizado ou não, recolhe, uma vez por ano, a chamada Contribuição Sindical. Ela serve para manter e fortalecer o Sindicato e para garantir que ele continue exercendo o seu papel precisamos da sua contribuição.

Todos ganham com a representação sindical!

Wagner Silva é diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de São Paulo (Sipetrol)

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.