SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Gás de cozinha tem reajuste de 4,4% e volatilidade é reduzida

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

De acordo com a política de preços divulgada em janeiro deste ano para o GLP de uso residencial, a Petrobras revisou o valor do produto. Desde a quinta-feira, 5/7, o preço sem tributos do gás de cozinha nas refinarias já está 4,4%, em média mais caro. O percentual é equivalente a R$ 23,10 por botijão de 13 Kg.

Características específicas do mercado de GLP possibilitaram a adoção de reajustes trimestrais baseados nas cotações internacionais do produto e variações no câmbio. Associado a mecanismo de compensação à Petrobras, a metodologia vem permitindo cumprir um dos objetivos da política atual de reduzir a volatilidade dos preços, preservando a saúde financeira da companhia.

A desvalorização do real frente ao dólar, que entre março e junho chegou a 16% e elevações de 22,9% nas cotações internacionais do GLP no mesmo período poderiam levar a um reajuste superior ao divulgado hoje.

Esse impacto foi diluído pela combinação entre o período de nove meses usado como base para o cálculo do preço, conforme definido na metodologia anunciada em janeiro, além do mecanismo de compensação que permitirá que eventuais diferenças entre os preços praticados ao longo do ano e o preço internacional sejam ajustadas ao longo do ano seguinte, conciliando a redução da volatilidade dos preços com os resultados da Petrobras.

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.