SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Mês da consciência negra e a importância de fortalecer debates e políticas contra o preconceito notável no país

O Brasil é um país mundialmente conhecido devido a sua diversidade cultural e belezas naturais. O país também possui uma longa trajetória histórica marcada por transições de regimes políticos e transformações socioculturais. Nesta caminhada, há uma mancha marcante que traz reflexos culturais na nossa sociedade até hoje: a escravidão.

Ao longo de mais de 300 anos, o sistema escravocrata se estabeleceu no país de forma avassaladora e implantou um modelo de exploração da mão-de-obra da população afro-brasileira existente, perpetuando valores que desrespeitam a igualdade étnico-racial e denigrem o ser humano.

Considerado o maior líder do movimento negro da história do Brasil, Zumbi de Palmares lutou fervorosamente contra a escravidão, resistindo por muito tempo ao sistema. Entretanto, no dia 20 de novembro de 1695, foi covardemente assassinado com apenas 49 anos.

Em homenagem à sua persistência e lutas, instituiu-se o dia da sua morte como o da Consciência Negra no Brasil. A data não apenas resgata esse lamentável período histórico, mas também incentiva a reflexão acerca da constante perpetuação de atos de discriminação em qualquer âmbito da sociedade, que acontecem de forma escancarada e, muitas vezes, velada, nas “entrelinhas” no dia a dia.

Como representante legítimo dos interesses da classe trabalhadora, o Sipetrol repudia qualquer ato de preconceito racial e social. Infelizmente, no mercado de trabalho, muitas empresas ainda aplicam políticas discriminatórias, deixando de lado as questões ética e profissional, e acabam impossibilitando a oportunidade do funcionário receber o reconhecimento merecido pelo seu esforço e até de conquistar um plano de carreira.

Vamos incentivar debates e lutar em defesa de ações contra esse grande mal. E você, companheiro, pode ser o agente responsável em garantir essa vitória. A partir da sua denúncia, poderemos combater práticas desiguais e de intolerância contra o trabalhador. Conto com a sua colaboração!

Por: José Floriano da Rocha

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.