SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

A importância da contribuição sindical

A contribuição sindical é fundamental para o Sindicato, na defesa dos interesses dos trabalhadores no segmento do Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de SP, objetivando fortalecer e conquistar melhores salários, benefícios e condições de trabalho no setor.
Além disso, cumpre importante papel social, gerando emprego e renda para a sociedade, através dos empregados do sindicato e dos serviços contratados (advogados, acessória econômica, jornalismo, serviços gráficos, etc.).
Toda a vez que o Sindicato obtêm conquistas para o setor, as vantagens obtidas da negociação não ficam restritas aos sócios: por força de lei, elas são estendidas a todos que fazem parte da mesma classe econômica, indistintamente. A categoria sindical pertence a todos os trabalhadores, filiados ou não, associados e não-associados e, desta forma, não se podem excluir dos benefícios das normas coletivas os trabalhadores não sindicalizados.
Um movimento sindical forte é essencial para a organização coletiva da sociedade civil e para a defesa dos princípios éticos e democráticos. Mas sem a contribuição sindical o Sindicato fica impossibilitado de desenvolver ações. Por isto, o trabalhador consciente não deve se opor a contribuir. A contribuição sindical serve para manter e fortalecer o Sindicato, e garante que continuem exercendo seu papel.
Não abandone a sua entidade representativa. A contribuição sindical é importante, pois trata da parcela de contribuição que o trabalhador investe para a sua representação sindical. A contribuição sindical é utilizada para o custeio das despesas com serviços de interesse da categoria: campanhas salariais, ações judiciais, visitas as bases, impressão dos jornais e boletins informativos, salários dos funcionários da entidade, atendimento odontológico, convênios e manutenção do patrimônio da entidade (Sede, Sub sedes e Colônia de Férias).
Como se pode constatar, todas as receitas do sindicato se aplicam a toda categoria representada, independentemente de filiação à entidade.
Desta forma, há que ter a consciência de que nada é de graça e que todos nós temos o dever moral e cívico de contribuir com aqueles que lutam por nossos interesses.
Isso serve de apelo aos companheiros (as) que se opõe a contribuir com a categoria, mas que na hora de colher os frutos das negociações comemoram e usufruem das conquistas do Sindicato.
Por fim, sugerimos que os trabalhadores façam um exame de consciência e lembrem que a sua instituição faz a destinação dos recursos de maneira a representar e conquistar melhorias para toda categoria.

Por: Wagner A. Silva

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.