SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

ALGUMAS MÚSICAS DE PROTESTO QUE ENTRARAM PARA A HISTÓRIA

Existem cantores que se destacaram por suas letras de protesto. Algumas delas ficam gravadas para sempre. São Frases curtas, porém de forte conteúdo, acertando o, acertando o alvo com precisão. Bob Dylan, que veio ao Brasil no primeiro semestre deste ano, se encaixa neste perfil. A canção ?Blowin ´ in the Wind?, composta há mais de 42 anos, é a prova disso. Na sua apresentação, o público brasileiro só ficou sossegado quando Dylan cantou os célebres versos: ?quantas estradas deve um homem percorrer / até que possa ser chamado de homem / quantas vezes as balas de canhão devem voar / até que sejam banidas para sempre?…

No Brasil temos vários exemplos também. Quem nunca ouviu ou cantou o refrão: ?Vem vamos embora que esperar não é saber / quem sabe faz na hora / não espera acontecer?… É a obra-prima de Geraldo Vandré, ?Pra não dizer que não falei das flores?. Essa música feita em fins da década de 1960, provocou a prisão de Vandré, além da apreensão desse disco, que ficou censurado até 1979. Provavelmente nunca sairá dos corações e mentes de uma parcela da população.

Em 1972, Chico Buarque compôs o samba ?Apesar de você?, uma critica feroz ao presidente Médici, que governava o Brasil com mão de ferro. Prendendo ou matando quem lhe fizesse oposição. O início da música já colocava o dedo na ferida do regime ditatorial: ?Hoje é você quem manda / falou, ta falado / não tem discussão / a minha gente hoje anda / falando de lado / e olhando pro chão… Apesar de você / amanhã há de ser / outro dia / eu pergunto a você / onde vai se esconder / da enorme euforia / como vai proibir / quando o galo insistir / em cantar?… O presidente Médici e seu regime passaram, mas o samba de Chico Buarque permaneceu.

A semana santa de 1973 marcou o encontro de Chico Buarque e Gilberto Gil. Juntos eles compuseram a célebre ?Cálice?. Tornando famosos os versos: ?Pai, afasta de mim este cálice / Pai, afasta este cálice/ Pai, afasta de mim este cálice / de vinho tinto de sangue?… De forma bem inteligente, a dupla usou a palavra cálice (que o padre usa para colocar vinho durante a santa ceia) querendo dizer calar. É a crítica contra o silêncio, a censura, a repressão contra qualquer ato cometido pela sociedade.

Ainda nos anos 70, Lúcio Barbosa escreveu um dos maiores sucessos de Zé Geraldo: a música Cidadão. É a descrição correta da rotina dos trabalhadores da construção civil, geralmente discriminados por andar com as roupas sujas de cimento, mas responsáveis por tirar do chão prédios e casas existentes por todo Brasil. Um dos critica a falta de à escola. Pelas crianças pobres: ?ta vendo aquele colégio moço? / eu também trabalhei lá / lá eu quase me arrebento / pus a massa fiz cimento / ajudei a rebocar / minha filha inocente / vem pra mim toda contente / pai vou me matricular /mas me diz um cidadão / criança de pé no chão / aqui não pode estudar / esta dor doeu mais forte / por que eu deixei o norte / eu me pus a me dizer / lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava / tinha direito a comer…

Por: Fonte: Luis Alberto Caju/Metro News

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.