SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Após meses de duras negociações trabalhadores fecham acordo com o Sindigás

As negociações da Campanha Salarial deste ano tiveram início no mês de setembro de 2021.

A proposta do Sipetrol-SP e dos sindicatos filiados à Fepetrol era de 10,42% (inflação do período) + 3% de aumento real de salário, além de manutenção dos pontos mais importantes já vigentes da Convenção Coletiva.

Entretanto, valendo-se da desculpa da pandemia de Covid-19 o Sindigás ofereceu reposição de 8% e a criação de um banco de horas. Segundo eles as empresas teriam sido impactadas com a redução de vendas durante a pandemia e com o aumento no preço dos insumos no mercado internacional.

A proposta foi rejeitada com veemência e como resposta a bancada profissional destacou que o preço do gás teve aumento de 31% em 2021, com reflexos nas margens das empresas distribuidoras.

Além disso, mais do que nunca os trabalhadores se esforçaram para atender a demanda e não deixar faltar esse item tão básico para os brasileiros, mesmo em meio ao perigo da Covid-19.

E diante da ganância do setor patronal os trabalhadores do gás chegaram a se preparar para uma greve geral, mas optaram por retroceder em função de decisões da Justiça do Trabalho.

Por fim, após intensas conversas entre as lideranças sindicais e trabalhadores e diante da conquista de manutenção das demais cláusulas da CCT a categoria achou por bem aceitar a proposta, mesmo não sendo a ideal, e assim evitar uma longa batalha judicial que poderia se arrastar por anos.

O consenso é que precisamos estar fortes e coesos para, em 2022, tentar recuperar as perdas.

Agora, mais do que nunca, é importante que haja participação de todos os trabalhadores. Em 2022 temos que estar fortes e unidos para buscar as perdas e conquistar ainda mais.

Vamos juntos, companheiros, com muita força e fé!

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.