Consumidores conhecem direitos, mas ainda sofrem
Os consumidores celebraram dia 15 de março seu dia e possuem cada vez mais conhecimentos sobre o livro que rege as relações comerciais, o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mas ainda sofrem com o descaso dos fornecedores, produtos de má qualidade e cobranças indevidas, segundo a Fundação Procon-SP.
De acordo com os números divulgados pela entidade, foram realizados 790.476 atendimentos em 2013, contra 602.611 efetuados no ano anterior aumento de 31,17%.
A diretora da instituição, Selma do Amaral, afirma que o segmento de telecomunicações (que inclui serviços de internet e TV por assinatura) é o campeão do ranking de reclamações.
Foram 66.618 demandas no ano retrasado relacionadas ao setor. Já em 2013 registramos 75.401 queixas, diz Selma.
Depois das telecomunicações, os segmentos mais alvejados pelos clientes foram, na ordem, instituições financeiras, aparelhos celulares, produtos de informática em geral, móveis e planos de saúde.
Analisamos que os atendimentos ligados às instituições financeiras sofreram uma queda. Por outro lado, confirmamos as falhas históricas dos convênios de saúde, declara a diretora da Fundação Procon-SP.
Por: Assessoria de imprensa