
Dra. Vivian Freire Zanfolin
Todos nós as vezes precisamos de ajuda
Mini-dicionário
Alcoolismo: utilização de bebida alcoólica regular. Seu uso exagerado caracteriza o alcoolismo, uma grave doença que basicamente atinge o sistema nervoso, o sistema gastro-intestinal, fígado e pâncreas e o sistema cardio-circulatório.
Alucinação: percepção de objeto inexistente
Anorexia: a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associada a um temor interno de ganhar peso.
Ansiedade: é desencadeada por aborrecimentos, sofrimentos ou perdas
Bulimia: consiste em compulsões periódicas em comer.
Bullyin escolar: atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotada por um ou mais alunos contra outros, causando dor, angústia e sofrimento.
Compulsão: tendência à repetição
Débil: que sofre de debilidade mental
Delírio: Perturbação mental de duração relativamente curta e acompanhada de alucinações, excitação mental, inquietude física.
Depressão: distúrbio mental caracterizado por desânimo, sensação de cansaço.
Esquizofrenia: Afecção mental caracterizada pelo relaxamento das formas usuais de associação de idéias, baixa afetividade, autismo e perda de contato vital com a realidade, demência precoce.
Fixação: Apego exagerado, doentio, a uma pessoa ou coisa.
Hiperatividade: (nos meninos) a característica mais marcante é a inquietação física, ela nada mais é do que um reflexo da mente acelerada que está por trás da falta de concentração. (nas meninas) o traço mais fortes é a falta de atenção, parecem viver no mundo da lua.
Homossexual: relativo à afinidade, atração ou comportamentos sexuais entre indivíduos do mesmo sexo.
Inconsciente: não consciente, que está sem consciência, introvertido, voltado para dentro.