Editorial: Combatemos o bom combate!
Olá, companheiros;
Estamos chegando ao fim de mais um ano. E que ano!
Muitos poderão dizer que não sentirão saudade de 2018, por conta das dificuldades enfrentadas.
Neste ano vimos o desemprego disparar e muitos brasileiros ficarem na rua da amargura. Em 2018 o preço da gasolina e do Diesel atingiram níveis absurdos, o que desencadeou uma greve de caminhoneiros que parou o país por 10 dias, causando prejuízos incontáveis.
O preço do gás de cozinha foi outro que disparou. Subiu tanto que ficou inacessível para muitos brasileiros. Famílias tiveram que voltar a utilizar lenha para cozinhar, como há muito tempo não se via.
Já no segundo semestre o país ficou anestesiado com as eleições e a onda de fake news que se espalhou. Laços familiares foram rompidos e amizades desfeitas por conta da polarização política. Mas o prego na tampa do caixão foi, sem dúvidas, a eleição de Jair Bolsonaro, um político sem compromisso com a classe trabalhadora, com os mais pobres e com as minorias.
Entretanto, apesar de todas as notícias ruins, da nossa parte houve muita luta e trabalho. O Sipetrol e os sindicatos coirmãos filiados à Fepetrol estiveram sempre ao lado dos trabalhadores nas portas das empresas, nos tribunais ou nas mesas de negociação, lutando por salários, direitos e respeito.
Podemos dizer tranquilamente que combatemos o bom combate. E neste ano de 2019 não fugiremos da luta. Os trabalhadores do comércio de minérios e derivados de petróleo podem contar conosco para fazer a defesa intransigente dos direitos de cada um. Esse é o nosso compromisso e sempre será.
Que venha mais um ano. E seguimos juntos, companheiros!