SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Governo Lula lança campanha de vacinação nas escolas

O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal contra doenças – Foto: Walterson Rosa/MS

Em uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde, o governo federal iniciou uma campanha presencial, nas escolas, sobre a importância da vacinação para crianças e adolescentes.

A ação Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar tem o objetivo de estimular a sociedade a atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos e aumentar a cobertura vacinal contra doenças como HPV, febre amarela e sarampo.

Vacinas contra a poliomielite, meningite ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também estão entre os imunizantes para a faixa etária. O calendário do Programa de Saúde na Escola (PSE) de vacinação nas escolas segue até 19 de abril.

“É tempo de reconstruir confiança. Confiança na saúde, na ciência, na escola, na vacina”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao destacar a importância do Brasil voltar a ser exemplo de vacinação de proteção de crianças e jovens.

O Ministério da Saúde informa que ofertar a aplicação de doses no ambiente escolar é uma importante estratégia para retomar as altas coberturas vacinais, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o microplanejamento com base na realidade local.

Em 2023, quase 4 mil cidades brasileiras adotaram a estratégia e viram resultados positivos, especialmente na vacina contra o HPV. Foram aplicadas mais de 6,1 milhões de doses da vacina contra o papilomavírus humano. O número é o maior desde 2018 e representa um aumento de 42% em relação a 2022.

Com Lula, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola), para crianças com 1 ano de idade, também registraram crescimento no ano passado. Houve aumento ainda na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses de idade. A alta foi registrada em todo o país.

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.