SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Hora de economizar água

O dia 22 de março foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) há 20 anos como uma data para conscientização e debates entre poder público e população sobre os recursos hídricos. Essa proposta nunca fez tanto sentido para os moradores de São Paulo.

No dia 25 de março, o índice que mede o volume de água armazenado no sistema Cantareira registrou novo recorde negativo de capacidade nesta terça-feira, 25. O nível dos reservatórios recuou 0,2 ponto porcentual, para 14,3%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico no Estado de São Paulo (Sabesp). Há um ano, as reservas do Cantareira contavam com 60,4% da sua capacidade total.

As chuvas abundantes, que atingiram, nos últimos anos, o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, mascararam as deficiências do manancial. Falta de planejamento, de recursos, e excesso de burocracia foram camuflados por uma situação climatológica favorável. A opinião é do engenheiro José Cézar Saad, coordenador de projetos do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

“Os governos, infelizmente, nessa área de recursos hídricos, pouco planejaram, visando ao futuro. E quando planejaram, não executaram, por falta de verbas ou problemas burocráticos em excesso. Todos esses fatores, que vieram se acumulando ao longo do tempo, vêm sendo mascarados, porque havia muita chuva. No ano que chovia pouco, logo no ano seguinte chovia muito, então se recuperava”, disse Saad.

Agora, discute-se a interligação do Sistema Cantareira com a Bacia do Rio Paraíba do Sul, tema que opõe o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Pelo projeto, será construído canal entre as represas Atibainha, que faz parte do sistema que abastece a grande São Paulo, e o reservatório Jaguari, um dos afluentes do Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro. A preocupação do governador carioca é que a obra possa gerar desabastecimento naquele estado.
Por: Assessoria de imprensa

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.