SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Indústria de SP contrata, mas humor do setor piora

As contratações no setor de açúcar e álcool puxaram o emprego na indústria de São Paulo em março, mas o humor do empresário reverteu neste início de abril a recuperação que vinha ensaiando, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O emprego no setor caiu 0,2 por cento em março sobre fevereiro com ajuste sazonal, mas subiu 0,31 por cento sem ajuste, o que corresponde à abertura de 7.500 postos de trabalho.

No primeiro trimestre, o emprego no setor encolheu 2,73 por cento, o equivalente ao fechamento de 66.500 vagas.

Dos 22 sindicatos pesquisados para o índice, em março 16 relataram demissão, cinco apontaram contratação e um teve estabilidade do emprego.

Entre os setores, o destaque de contratações ficou com Fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com salto 23,9 por cento em março. No ano, esse setor registra aumento de 19,9 por cento no nível de emprego.

Em março, considerando os dados sem ajuste sazonal, o emprego no setor de açúcar e álcool cresceu 1,11 por cento, enquanto no restante da indústria houve queda de 0,8 por cento.

Outra pesquisa da Fiesp, o Sensor, indicador antecedente que mede o humor do industrial no mês corrente, caiu para 49,5 pontos na primeira quinzena de abril, ante 50,3 pontos na segunda quinzena de março.

A linha de 50 divide o pessimismo do otimismo e o indicador havia ultrapassado a marca no fim de março pela primeira vez desde o aprofundamento da crise global.

O componente de emprego do Sensor teve ligeira queda para 47,7 pontos no início deste mês, ante 47,9 na leitura anterior.

(Por Daniela Machado; Edição de Vanessa Stelzer)

Por: G1

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.