
Webinar discute resultado das eleições e os desafios para os setores populares nos próximos anos
Como se organizar para continuar resistindo? E como avançar nas pautas progressistas?
A força do mercado de trabalho no país mostra que os brasileiros estão melhores do que o próprio Brasil, apontou Marcelo Neri, presidente do Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Segundo ele, a baixa taxa de desemprego brasileiro é o que diferencia o país de grandes economias europeias, apesar de o crescimento do produto Interno Bruto (PIB) ter ficado em patamar semelhante ao desses países em 2012. Se o PIP é um retrato do brasileiro. A conclusão é que os brasileiros estão melhor que o Brasil, afirma.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira cresceu 0,9% em 2012 frente a 2011, enquanto a massa de salários teve um aumento de 6,3% no ano. O bolso do brasileiro está crescendo mais que o PIP, então existe um descompasso.
O economista lembrou que as empresas estão reticentes a demitir trabalhadores, porque o mercado de trabalho está apertado, o que favorece os empregados, que ganham maior poder de barganha. Neri citou redução no desemprego, aumento na taxa de atividade, elevação dos salários e queda na jornada de trabalho.
Segundo o Presidente do Ipea, Marcelo Neri, o pibinho não chegou ao bolso do trabalhador. (Agência Estado)
Por:
Como se organizar para continuar resistindo? E como avançar nas pautas progressistas?
As escolhas erradas das últimas eleições nos levaram às reformas trabalhista e previdenciária, e trouxeram de volta a inflação, a fome e o dese [...]