SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Luis Gushiken fez história no movimento sindical

O corpo do ex-ministro Luiz Gushiken foi enterrado dia 14 de setembro na zona oeste da capital paulista. Ele tinha 63 anos e morreu na noite de sexta-feira, 13, no hospital Sírio-Libanês. Ex-ministro da Secretaria de Comunicação de Governo (Secom) no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gushiken fazia tratamento contra câncer de estômago desde 2002. Um dos fundadores do PT, o ex-ministro foi três vezes deputado federal por São Paulo.

Gushiken começou sua militância no movimento sindical. Em meados dos anos 1970, já na capital paulista, iniciou sua militância política na troskista Libelu (Liberdade e Luta) com colegas da Fundação Getúlio Vargas. Nesse período passou a integrar grupo de bancários de várias tendências que passaram a compor a oposição à então diretoria do Sindicato. Oposição essa que ganhou identidade com os trabalhadores de bancos públicos e privados a partir da greve de 1978, vencendo, no ano seguinte, a eleição na chamada Retomada.

Na direção da entidade chegou a ser cassado em duas oportunidades, a primeira em 1980, quando foi preso pela ditadura ao lado de outros três dirigentes e, posteriormente, em 1983, quando a entidade passou por intervenção.
Por: Assessoria de imprensa

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.