SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Lula vai ampliar crédito consignado para “fazer dinheiro chegar aos mais humildes”

Para incentivar o consumo e aquecer a economia, o presidente Lula anunciou que o governo  ampliará o crédito consignado para todos os trabalhadores e trabalhadoras do país.

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar no dia 27/02, Lula defendeu a iniciativa ao destacar que a meta é fazer “o dinheiro chegar às pessoas “mais humildes”.

“Se não tiver dinheiro circulando, a economia não vai para lugar nenhum”, disse Lula, na entrevista veiculada pela Rede TV!. “O que nós queremos é que o dinheiro chegue na mão das pessoas mais humildes, do trabalhador de fábrica, da empregada doméstica, da comerciária. Nós queremos criar um país de classe média, um país de padrão de consumo de classe média, um país de educação de classe média, um país de transporte de classe média”.

Segundo o presidente, as medidas de ampliação do crédito, com juros acessíveis, devem ser anunciadas em breve. “Quando todo mundo tem um pouco, todo mundo consome, todo mundo compra, todo mundo investe. A economia vai [para frente], e vai de vento em popa”, pontuou.

Como funciona o crédito

Consignado é uma linha de crédito com desconto em folha. É uma das modalidades mais baratas do mercado, com taxas que não costumam passar de 3% ao mês nos principais bancos, segundo levantamento mais recente do Banco Central. É dividido em três tipos: consignado público: para funcionários públicos; consignado privado: para trabalhadores da iniciativa privada; e consignado do INSS: para aposentados e pensionistas.

Pessoas jurídicas e MEIs não podem contratar consignado. A linha de crédito está disponível apenas para os trabalhadores formais, contratados em regime CLT e o limite para o empréstimo pode chegar até 45% da renda mensal.

FONTE

 

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.