SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

O que é a Previdência Social?

Quando uma pessoa adoece, fica sem condições de trabalhar, sofre um acidente, é presa, envelhece ou tem um filho, a Previdência Social entra em ação, amparando o indívíduo ou sua família. Ou seja, é ela que garante a renda do trabalhador, como uma espécie de seguro.

Para ter direito aos serviços e benefícios, porém, é preciso que a pessoa contribua com parte de sua renda, durante todo o período em que trabalha. Qualquer pessoa pode contribuir, mesmo aquelas que não trabalham com carteira assinada, como as donas de casa e indivíduos que labutam por conta própria, como, por exemplo, jardineiros, feirantes, entre outros.

A Previdência Social nasceu em 24 de janeiro de 1923. No começo, a Previdência Social tinha o nome de Caixa de Aposentadoria e Pensões e era voltada para empregados de empresas pioneiras, como os Correios, as estradas de ferro, a Casa da Moeda, a Marinha e o Ministério da Fazenda.

Com o tempo, a Previdência deixou de atuar em empresas ou categorias de profissionais para focalizar pessoas, passando a ser acessível a todos e a oferecer uma das mais amplas coberturas entre as previdências do mundo.
Por: João Faísca

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.