Perseguição a Lula favorece a destruição do Brasil
O golpe contra a Dilma abriu um período de destruição de tudo o que foi conquistado pelo Brasil neste século.
Direitos sociais, patrimônio público, convivência democrática, empregos formais, salários, desenvolvimento econômico, distribuição de renda, educação e saúde públicas, soberania nacional – alvos dos ataques do governo golpista.
A derrubada da Dilma foi o que permitiu a instalação de um governo antinacional, antipopular. O impedimento de que o Lula possa ser candidato e recompor tudo o que foi destruído, se faz a favor da manutenção da liquidação do país, e como forma de bloquear um novo governo com legitimidade, que convoque um referendo revogatório e retome o modelo de desenvolvimento econômico com distribuição de renda.
A obstinação com que foi montada a monstruosa farsa do processo contra o Lula e’ condição da continuidade do processo de destruição do Brasil. Porque todos sabem que se Lula for candidato, ganhará, até mesmo no primeiro turno. E tudo que o governo golpista fez, será revertido.
A ação da Lava Jato, da Policia Federal, do MP, do próprio STF, na perseguição ao Lula, se faz assim para permitir que o processo de destruição do Brasil possa ter continuidade. Não fossem eles, Lula estaria fazendo campanha nas ruas de todo o país, dando continuidade às suas propostas de retomada da democracia e do projeto de um país menos injusto, mais solidário, soberano e legitimo.
A Lava Jato, o STF e todos os que os acompanham na perseguição ao Lula, agem então para que o país continue a dilapidar o Pré-sal, a sabotar a educação, a saúde pública e a continuar tirando os direitos dos trabalhadores, a aumentar a mortalidade infantil, a elevar o desemprego e a recessão. Em suma, o Brasil se divide entre os que querem o reencontro do país com a democracia e com a vontade majoritária dos brasileiros e assim estão pela liberdade e pelo direito do Lula ser candidato. E os que fazem tudo para bloquear esse caminho e promover a destruição do Brasil como sociedade, como nação, como projeto de um futuro para todos.
É a serviço desse governo que tem o apoio de uma minoria irrisória, que é dirigido por banqueiros privados em detrimento da recuperação de uma economia produtiva, que gera bens para toda a população e empregos para todos, que agem o STF, a Lava Jato e todos os que perseguem o Lula. Porque perseguir o Lula é perseguir um Brasil mais justo, de inclusão social, de crescimento e distribuição de renda, de resolução pacifica dos conflitos na sociedade, de reconhecimento dos direitos de todos, de autoestima e orgulho de ser brasileiro. Porque Lula é o único caminho que permite ao país retomar esse caminho. Bloquear a possibilidade de o Lula ser candidato e mantê-lo preso é estar a serviço desse governo que dirige o país a favor dos bancos privados, que faz o pais ser ridicularizado no mundo, que exclui sistematicamente os direitos de todos, a começar pelo direito ao emprego com carteira de trabalho assinada.
Se instrumentalizam leis com um objetivo claro: impedir que a maioria se expresse livremente e decida o futuro que quer para o pais. Juízes atuam como agente de um governo ilegítimo e que destrói o Brasil e joga no abandono à grande maioria da população. Quando decidem por um habeas corpus para o Lula, quando aceitam que Moro seja imparcial para julgá-lo, quando toleram uma condenação sem provas e sem crimes, não estão apenas violando o Estado de direito. Estão querendo impor ao país os interesses de uma ínfima minoria, destruindo direitos e vidas da grande maioria, jogando na miséria de novo a milhões de brasileiros.
São juízes que defendem o governo mais corrupto da história do Brasil, que permitem uma política econômica rejeitada pelos brasileiros em quatro eleições democráticas. São odioso defensores da expropriação do direito de os brasileiros decidirem o destino do país.
Não julgam apenas Lula, julgam o direito do Brasil ser um pais democrático, o direito de o povo escolher quem deve ser o presidente do país, julgam o direito do povo de ter um emprego formal, de ter uma casa para viver, de ter dignidade como pessoas e como povo.
Porque Lula é a única liderança capaz de congregar todas as forças necessárias para derrotar os candidatos golpistas, desfazer tudo o que foi feito de negativo por esse governo e recolocar o Brasil no caminho do crescimento econômico com justiça social.
Emir Sader é sociólogo e cientista político