SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

PLR – BR desrespeita força de trabalho

Na época das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2008/09, a direção da BR havia concordado em fazer o pagamento das parcelas da PLR nas mesmas datas e valores da Petrobras, ou seja, a partir do dia 10 de janeiro.
No dia 14/01, na primeira rodada de negociações entre a BR e as entidades sindicais, a empresa, alegando dificuldades em relação à crise mundial e preceitos legais, pois o pagamento aos acionistas só ocorrerá em abril, anunciou que não irá antecipar a PLR em janeiro, descumprindo o compromisso assumido.
Na revista BR de dezembro 2008 o presidente José Eduardo Dutra anunciou o lucro recorde da Cia. no período de janeiro a setembro/08, de R$ 1,028 bilhão, 49,2% maior que no mesmo período de 2007.
Os trabalhadores cumpriram sua parte, fizeram a BR ter o maior lucro da sua história, e agora a direção da Cia. quer jogar nas costas dos empregados o ônus da crise mundial.
?O adiantamento da PLR em janeiro para os trabalhadores é tido como um complemento salarial, pois é a época em que mais se paga impostos e contas, e a postura dos gestores da Cia. é no mínimo covarde, pois para o fechamento do acordo coletivo de trabalho 2008/09, cuja última rodada de negociações ocorreu no dia 30/10/08, jamais cogitaram em atrasar o adiantamento da PLR?, conta Marcos Creque, diretor do Sipetrol, que acrescenta: ?vamos nos mobilizar para lutar pelo que é nosso, pois nossa parte nós fizemos, não vamos aguardar até abril para que a direção da Cia., alegando que a crise mundial ainda não acabou, não queira distribuir os lucros com seus trabalhadores. Somente preparados para lutar é que conseguiremos manter nossos direitos. É necessário que todos estejam unidos nos locais de trabalho para esta hora, pois ela chegará.?, finaliza.
Nosso Sindicato está em sintonia com a FUP (Federação Única dos Petroleiros) e seguirá as deliberações do seu Conselho sobre os próximos encaminhamentos.
Por: Assessoria de Imprensa

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.