Representantes do Sipetrol se reúnem com a BR na primeira rodada de negociações
No dia 29 de setembro, os diretores do Sipetrol, Marcos e Claudinei, participaram da primeira rodada de negociações com a Petrobras Distribuidora. Nesta rodada não houve nenhuma contraproposta à pauta de reivindicações dos trabalhadores, entregue à BR no final de julho, mas uma fundamentação de nossa pauta.
Aproveitamos a reunião para solicitar os seguintes esclarecimentos:
– Situação financeira da Petros Solicitamos a presença do novo presidente da Fundação Petros, Sr. Henrique Jager, para exposição sobre o assunto, tendo em vista o segundo déficit técnico consecutivo referente ao exercício de 2014 do Plano Petros do Sistema Petrobras. A BR irá fazer contato para estender o convite.
– Dívida do setor elétrico Pedimos atualização das informações sobre o assunto. A empresa informou que será convidado representante da área financeira para apresentação sobre o assunto na próxima reunião.
– Operação Lava Jato Questionamos se novos valores foram provisionados no balanço da BR e se está havendo recuperação de valores lançado. A BR informou que não há perspectiva de lançamento de novos valores a este título e que a recuperação dos valores está ocorrendo no âmbito da Petrobras.
– Desinvestimentos Questionamos se a Petrobras aprovou a suspensão da oferta pública de ações da Petrobras Distribuidora, conforme divulgado na imprensa. Fomos informados que não houve divulgação de fato relevante pela Petrobras (acionista controlador).
– Empréstimo da BR Solicitamos informações sobre a contratação de empréstimo de R$ 4 bilhões, na modalidade nota de crédito de exportações, com prazo de vencimento de 6 anos, junto ao Banco do Brasil. A BR esclareceu que em 17/04/2015, a Petrobras publicou o fato relevante confirmando a aprovação da contratação deste empréstimo, através da subsidiária Petrobras Distribuidora, na apresentação do representante do setor financeiro, sobre a dívida do setor elétrico, este item deverá ser esclarecido.
Na próxima rodada, que ainda não tem a data confirmada, a BR deverá apresentar a sua proposta, junto com os questionamentos.
Por: Marcos Creque