SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Salário mínimo tem ganho de 116% desde o real

Desde a implementação do Plano Real, o salário mínimo cresceu 116% em termos reais. Esse ganho teve a seguinte distribuição: 24% no período 1995-1998 (5,5% ao ano); 17% no período 1999-2003 (3,3% ao ano); e 48% entre 2004-2009 (6,8% ao ano).

A implementação do Plano Real foi um marco de reversão na deterioração de valor

do salário mínimo, que, desde então, passou a dar sinais de expressiva recuperação.

A hiperinflação vivida nos tempos que antecederam à implementação do real corroia completamente o poder de compra do salário mínimo. Após a implementação do plano, a garantia da estabilidade de preços permitiu uma recuperação de valor, o que, por sua vez, teve papel fundamental na melhoria do poder de compra da população de baixa renda.

Na gestão Lula, a partir de 2003, o ganho do salário mínimo foi ainda maior, embutindo não só as vantagens da estabilidade conquistada através do controle da inflação, como uma proposta política mais ousada na negociação dos valores de aumento junto ao Congresso Nacional.

Uma comparação revela, claramente, um maior crescimento relativo do salário mínimo na ?Era Lula? frente à ?Era FHC?, e este fator vem tendo importância destacada para a expansão de consumo vivida na economia doméstica nos últimos anos.

Especial para o DiárioNet
Por: Marcel Pereira

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.