SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Sipetrol rejeita proposta abaixo da inflação apresentada pela BR

O Sipetrol/SP, juntamente com a Federação do Estado de SP e a Federação Nacional rejeitou um proposta de salários e benefícios feita pela BR Distribuidora que não contempla sequer a inflação do período.

A reunião de negociação aconteceu no dia 3/10 na cidade do Rio de Janeiro. Na proposta apresentada pela BR, os salários e benefícios seriam reajustados em 3%, e a AMS em 30%.

Segundo a diretoria do Sipetrol/SP, a Cia. tenta promover um esvaziamento do Acordo Coletivo. “Para os trabalhadores é importante o reajuste das parcelas salariais fixas, que são levadas para a aposentadoria”, explica. “Abonos como o prêmio por desempenho superior, que foi pago neste ano, não constam do acordo coletivo e a qualquer momento podem ser retirados”, continuam os dirigentes.

“Isso pode ser o canto da sereia: dão agora, mas retiram o mesmo montante do salário fixo. Posteriormente retiram o abono e assim reduzem assim o gasto com pessoal”, detalham.

Os sindicalistas dizem ainda que a categoria fez um grande esforço para volta à formula 70/30 e que, mesmo assim, a BR não aceita e nem dá qualquer justificativa plausível. “Para piorar há uma brutal redução da mão de obra da própria BR”, finalizam.

O Sipetrol/SP aguarda agora uma contraproposta que contemple, no mínimo, a reposição das perdas inflacionárias. A BR deve informar em breve a data de nova rodada de negociações. A expectativa é que aconteça na última semana de outubro.

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.