SIPETROL-SP obtém conquistas importantes para trabalhadores em negociação com a Consigaz
Após uma intensa negociação, marcada por forte resistência da Consigaz, o SIPETROL-SP logrou êxito na busca por melhorias para os trabalhadores da empresa.
No mês de setembro de 2023 o SIPETROL-SP procurou a Consigaz com uma lista de demandas importantes para a categoria, entre elas a melhoria na qualidade do plano de saúde; incremento na alimentação interna e aumento do vale-janta; adoção de mais uma peça ao uniforme antichamas; manutenção preventiva de caminhões e outros veículos; fornecimento de vale transporte e extinção dos plantões aos finais de semana.
Entretanto, alegando falta de agenda para reuniões, a Consigaz protelou as conversas até dezembro, quando uma reunião foi marcada no dia 14 daquele mês, com prazo de resposta marcado para o dia 22, o que não aconteceu.
Apesar das inúmeras tentativas do SIPETROL-SP em buscar diálogo a empresa continuou ignorando o sindicato, que se viu obrigado a convocar uma Assembleia com os trabalhadores.
Na Assembleia , que aconteceu no dia 11/01, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades como forma de protesto. A programação previa pausas de 4 horas diárias nos dias 22, 23 e 24/01. E assim foi feito.
Diante da pressão a empresa não teve alternativa senão chamar os representantes dos trabalhadores para conversar. A conversa aconteceu após a paralisação do dia 22/01.
Segundo a Consigaz, algumas medidas serão tomadas de imediato, como a manutenção preventiva de caminhões e outros veículos e o fornecimento do vale transporte. Já outras medidas necessitam de mais tempo, como a melhora na alimentação interna dos funcionários e do plano de saúde.
Por fim, a adoção de mais uma peça ao uniforme antichamas deverá ser implantada até o dia 01/05/2024. A empresa se comprometeu ainda a estudar a extinção dos plantões aos finais de semana. Mas, enquanto vigorar o sistema atual de plantão nos fins de semana e feriados, a empresa reconhece o direito do funcionário às horas extras e como de costume fará o devido pagamento.
Os trabalhadores decidiram que vão esperar a adoção das medidas acordadas e o SIPETROL-SP vai acompanhar de perto.
Além do presidente Eudimar de Oliveira e dos diretores Cícero Urbano e Juraci Rodrigues – que participaram da reunião com a direção da Consigaz – outros diretores do sindicato participaram da paralisação e da Assembleia com a categoria.
“O SIPETROL-SP parabeniza os trabalhadores que tiveram a coragem de aderir ao movimento. A união de todos traz ganhos imensuráveis”, destaca Eudimar de Oliveira.
“Nosso sindicato entende, ainda, que as melhorias para os trabalhadores resultam em ganhos também para a empresa, uma vez que os trabalhadores vão exercer suas atividades mais satisfeitos”, finaliza.
Visto que a base da Consigaz em Barueri possui motoristas, as negociações contaram com a participação do dirigente sindical no Simtratecor, Anaildo Rodrigues.