SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

A importância do sindicato laboral na vida do trabalhador

Muitas pessoas – principalmente as mais jovens – não sabem, mas os sindicatos laborais são organizações fundamentais para a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.

Ao longo da história, os sindicatos foram responsáveis por conquistas importantes como a redução da jornada de trabalho, o salário mínimo, as férias remuneradas, o décimo terceiro salário, a licença-maternidade, entre outras.

Essas conquistas não caíram do céu. Elas são fruto de muita luta e resistência dos trabalhadores, que enfrentaram a repressão, a violência e a exploração dos patrões e do Estado burguês.

O sindicato é a voz do trabalhador, que representa seus interesses coletivos e individuais, que negocia com os empregadores melhores condições de trabalho, que fiscaliza o cumprimento das leis trabalhistas, que denuncia as irregularidades e os abusos, que oferece assistência jurídica, social e educacional aos seus associados.

Por isso, ser sócio do sindicato é um ato de cidadania e de consciência de classe. É uma forma de fortalecer a luta por direitos e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Sem o sindicato o trabalhador fica desprotegido e vulnerável às arbitrariedades dos maus patrões.  E quanto mais sócios o sindicato tiver, mais força ele terá para defender os trabalhadores e para enfrentar os desafios impostos pelo capitalismo neoliberal, que visa precarizar as relações de trabalho e retirar direitos conquistados.

Por isso fica aqui o nosso convite: se você ainda não faz parte do SIPETROL-SP, não perca mais tempo, companheiro (a).

Venha fortalecer essa luta que é de todos/todas nós.

Fique sócio agora mesmo!

 

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.