SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Acidente é coisa séria!

Baseado num minucioso estudo feito sobre as CAT?s (Comunicação de Acidente de Trabalho) que o Sindicato recebe, o Sipetrol elaborou um pequeno estudo comparativo entre duas das maiores empresas da base Osasco: Ultragaz Barueri e Liquigás Osasco.
Com base no estudo, é possível tiramos algumas conclusões.
Ao analisarmos os números de acidentes de trabalho na Liquigás Osasco e Ultragaz Barueri nos anos de 2005 e 2006, vimos que em 2005, a Liquigás, mesmo tendo mais funcionários (240 em janeiro, segundo o registro de pagamento de contribuição confederativa), registrou menos acidentes do que a Ultragás (170 funcionários). Já no ano seguinte, a situação se inverteu. A Liquigás registrou mais acidentes que a Ultra.
Além disso, na Liquigás o número de acidentes dobrou de um ano para outro.
São fatos que merecem a atenção dos técnicos de segurança das duas empresas. Ou seja, continuar o trabalho que garantiu redução de acidentes e modificar a atuação onde os acidentes aumentaram.
As partes do corpo mais atingidas pelos acidentes são a coluna e as mãos. Diante disso, questionamos os técnicos em segurança no trabalho sobre os procedimentos adotados quanto à postura dos empregados e se há algum trabalho específico para proteger a coluna e as mãos dos funcionários.
As comunicações de acidentes devem sempre serem estudadas para melhorar o andamento do serviço bem como aumentar a segurança no ambiente de trabalho.
Leia mais no Encarte Especial sobre Acidentes de Trabalho da Edição de Dezembro do jornal do Sipetrol

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.