SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

CAMPANHA SALARIAL ? Renovação da C.C.T. SINDIGÁS 2009/2010

Os direitos dos trabalhadores das distribuidoras de GLP nunca foram gentilezas das empresas. São conquistas, obtidas com organização e muita batalha. Em função das demissões, rotatividade e terceirização dos serviços, muitos companheiros (as) que estão na categoria há pouco tempo e não fazem idéia de que são parte de um grupo de trabalhadores com muita história. Desconhecem, por exemplo, que a maioria dos direitos que as empresas costumam chamar de ?benefício? não foram concedidos por boa vontade, mas conquistados com dificuldade e muita luta.

Nossa categoria foi uma das primeiras a ter a participação nos lucros e resultados (PLR) assegurada em convenção coletiva. Além disso, nossa Convenção Coletiva de Trabalho (C.C.T.) prevê o fornecimento de vale refeição ou refeitório, cesta básica, vale gás, vale transporte, assistência médica, auxílio filho excepcional, adicional por tempo de serviço (ATS), percentuais de horas extras acima da CLT, auxílio creche, estabilidade pré-aposentadoria, etc.

Apesar dos bons resultados obtidos pelas empresas, nos últimos anos, seus dirigentes consideram cara a convenção da categoria e alegam que para mantê-la não podem oferecer melhor índice de reajuste salarial e maior PLR. Nessa hora as empresas esquecem que o lucro vem do trabalho dos companheiros (as). Por isso a campanha salarial deste ano demorou a ser concluída. Em respeito à opção das assembléias, que recusaram a proposta patronal. A atuação dos trabalhadores foi determinante no sucesso da campanha salarial. Graças à confiança depositada no Sindicato e a mobilização, conseguimos que as empresas apresentassem uma proposta melhor.

Isso é prova de que com o Sindicato sozinho não haverá vitória, não conseguiremos melhores salários. Se os trabalhadores sejam eles, das áreas operacionais, comerciais ou administrativas, não participarem, não vamos conseguir avançar nas nossas reivindicações. Não há alternativa que não participar e reivindicar melhores condições de trabalho e de salário junto com o Sindicato. Não podemos perder de vista como se constrói uma campanha salarial: com a participação de todos, principalmente dos trabalhadores. O Sindicato aponta o caminho a ser seguido, mas não pode resolver a campanha sozinho. Por isso, a participação de todos é fundamental. Os trabalhadores devem estar atentos e procurar o sindicato para tirar suas dúvidas. Devem tomar cuidado com colegas e pessoas má intencionadas.

Sendo assim, companheiros (as), pedimos que não nos julgue pela versão apresentada por terceiros, pois apesar de todas as dificuldades, de nossos erros e acertos e, principalmente, das artimanhas do patronato, os trabalhadores podem ter certeza que o nosso compromisso é seguir organizando a categoria em defesa dos seus direitos, pois o SIPETROL-SP é o único e legítimo representante dos empregados (as) do comercio de minérios e derivados de petróleo de São Paulo.

O Sindicato é patrimônio de toda a categoria. Não tem dono ou proprietário. Ele pertence a você, sindicalizado. Filie-se! Sua contribuição nada mais é que seu posicionamento como cidadão.

Wagner A. Silva
Diretor

Por: Wagner A. Silva

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.