SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Desemprego entre jovens atinge o menor nível desde 2014, diz IBGE

A recuperação do mercado de trabalho para os jovens brasileiros tem sido consistente, segundo o IBGE – Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Do site do PT

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma consistente recuperação do mercado de trabalho para os jovens brasileiros. A taxa de desemprego entre a população de 18 a 24 anos caiu para 16% no 3º trimestre de 2023, contra 16,6% do trimestre anterior. É o menor índice desde o registrado no 4º trimestre de 2014, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff (13,8%).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e mostram também que, na comparação entre o 3º trimestre deste ano e o mesmo período de 2022, houve uma queda de 2 pontos percentuais na taxa de desocupação de pessoas de 18 a 24 anos.

O mesmo levantamento aponta que a taxa de desemprego geral no país caiu para 7,7% no terceiro trimestre, com um recuo de 0,4 ponto percentual em relação aos três meses anteriores. É o menor nível desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015, que registrou 7,5%.

Além disso, se considerados apenas os trimestres encerrados em setembro, a taxa de desemprego é a mais baixa desde 2014, quando ficou em 6,9%.

Em apenas um trimestre, o total de pessoas com trabalho cresceu em 929 mil. Com isso, o Brasil alcançou o recorde de 99,838 milhões de trabalhadores ocupados. Já a população desempregada foi de 8,316 milhões, menor patamar desde maio de 2015.

O presidente Lula comemorou, nas redes sociais, mais esses avanços no esforço de recuperação econômica, afirmando que “a taxa de desemprego segue caindo”. “Ainda temos muito trabalho pela frente para garantir mais empregos de qualidade, melhorando concretamente a vida de cada brasileiro”, escreveu.

 

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.