SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Direção do Sipetrol-SP participa de reunião no TST para discutir Acordo Coletivo

O diretor do Sipetrol-SP e da Fepetrol, Claudinei Alves de Souza, participou no último dia 28 de maio, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, de reunião Unilateral de Trabalho e Negociação que tinha como objetivo discutir a mediação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.

Participaram também do encontro a coordenadora da FNT-BR, Ligia Arneiro; o representante da Federação Nacional, Leonardo Freitas; a representante da Sitramico-GO, Celeste Chagas; e os assessores Luciano Dias e Vinicius Cascone.

Os representantes dos trabalhadores relataram ao juiz auxiliar da vice-presidência do TST que as entidades sindicais sempre se pautaram pela negociação e que a busca pela intervenção do Tribunal se deu em razão da atitude unilateral da BR Distribuidora. Eles expuseram ainda os pontos divergentes que causaram impasse na negociação:

De acordo com eles a empresa ofereceu 3,64% de reajuste salarial sendo que todas as demais empresas do sistema Petrobras pagaram 4,19%. Para os sindicalistas, a decisão fere o que já é uso e costume para a categoria, de o reajuste seguir sempre alinhado com a Holding.

Eles relataram ainda que, em relação à assistência médica, a BR quer um cheque em branco para reajustar o valor como quiser e não aceita abrir a caixa preta da Qualicorp, empresa que administra o convênio.
Neste caso, os sindicatos insistem que seja cumprida cláusula do ACT, mantendo o 70×30, mas com supervisão da comissão paritária da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS).

O juiz auxiliar do TST que mediava a reunião esclareceu que o objetivo do encontro era buscar informações para melhor compreensão do conflito e informou que os representantes da BR Distribuidora também serão ouvidos.

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.