
Greve no Procon entra no 19º dia
A greve dos funcionários do Procon entrou em seu 19º dia nesta segunda-feira, 27. A audiência de conciliação realizada dia 22 no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou sem acordo. Segundo a Associação dos Funcionários do Procon (AFPROCON), 80% dos funcionários aderiram à greve.
De acordo com a associação, a categoria tem defasagem salarial de aproximadamente 40%. Reivindicam também o cumprimento do plano de cargos, carreiras e salários, interrompido parcialmente a partir de 2014. Ademais, reivindicam a implementação do plano alternativo para as carreiras extintas de técnicos que refletirão na readequação da faixa salarial dos Especialistas no primeiro nível de carreira e a criação de piso salarial para os servidores com funções administrativas, que além de excluídos do plano de carreira, em sua maioria, recebem salários próximos ao mínimo estadual.
Desde o início de 2015, os servidores negociam com a Diretoria Executiva do Procon e com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, sem, contudo, obter qualquer proposta para atendimento às suas reivindicações.
Este ano, o Procon-SP completou 40 anos, com uma redução na verba para pessoal na ordem de 10% e um aumento de 92% em outras despesas correntes, de acordo com dados apresentados pelos funcionários e não contestados pela Diretoria Executiva, o que configura um contrassenso no tocante à disposição dos decretos estaduais de cortes de gastos.
Por: Assessoria de imprensa