SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Mandela, 91 anos de luta

No último dia 18 de Julho de 2009, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel, completou 91 anos de idade. Através deste texto, viemos desejar feliz aniversário a este grande líder e mostrar o quanto é importante a sua participação na busca de melhorias pra classe trabalhadora.

A história de Nelson Mandela é longa demais para ser contada num único texto, mas podemos resumir no seguinte:

Quando tinha 18 anos, Mandela pegou um trem às escondidas e seguiu para Joanesburgo, a grande metrópole da África do Sul. O resto da história o mundo conhece. Ele conseguiu se formar. Como advogado, iniciou a luta contra o ?Apartheid? (regime racista). Foi morar em Soweto e virou símbolo do bairro. Foi exilado, participou da luta armada até ser preso. Foram 27 anos na prisão. Atrás das grades, negociou com paciência o fim do regime de segregação racial. Com o diálogo, fez uma revolução sem armas. Foi libertado em 1990 e, quatro anos depois, eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. Foi muitas vezes reconhecido, com premiações pelo seu empenho na luta pela paz no mundo.

Com certeza, Mandela é um grande exemplo de resiliência, que significa a capacidade que certas pessoas têm de passar por situações de grandes dificuldades e mesmo assim continuar a ter resultados positivos. É o caso de pessoas que superam sérios problemas físicos e brilham na sociedade ou profissionais que, depois de passar por grandes dificuldades na empresa ou com seus líderes, encontram o caminho da superação.

Pode até parecer que estamos falando de uma característica pouco comum, um diferencial das pessoas bem-sucedidas. Mas não se trata de um dom especial reservado a seres humanos privilegiados. A resiliência é uma atitude e, como tal, pode ser adotada por qualquer um de nós.
A grande lição dada por Mandela é a luta contra as injustiças. Nós, trabalhadores, não nascemos para viver de acordo com as regras dos patrões a vida inteira, nós os enriquecemos com nosso trabalho, pra quê? Pra sermos tratados como números? Nós não somos números! Nós temos uma escolha! Podemos escolher ser mais do que isso, podemos ser indivíduos solitários, ou podemos fazer parte do Sindicato, fazer parte da luta coletiva por melhores condições de trabalho.

Sabemos que esta é uma decisão difícil. O esvaziamento dos sindicatos é resultado de ma campanha difamatória que já vem de longe.

Desde a década de 80 a mídia capitalista vem falando contra as estruturas sindicais.
Depois de tantos anos ouvindo críticas cotidianas, os próprios trabalhadores adotaram a ideologia da classe dominante e passaram a ver com maus olhos o movimento sindical e os dirigentes são considerados pessoas que buscam tirar algum proveito de seus cargos.

Um trabalhador que começa a se interessar pela luta sindical acaba sendo discriminado pelos próprios colegas. Mas o trabalhador que se deixa montar pelo patrão não consegue reagir frente à humilhação; não luta por seus direitos, por medo das consequências; esconde-se atrás de desculpas esfarrapadas para justificar a própria covardia; não tem coragem de lutar, enfim, se esconde atrás daqueles que lutam.

Não sabe o significado da palavra solidariedade.

Lembrem-se, tudo pode nos ser tirado, mas não se pode tirar a coragem de lutar de uma pessoa decidida.

Participe! Só com a participação ativa dos trabalhadores é que poderemos fortalecer a nossa luta. O Sindicato é patrimônio de toda a categoria. Não tem dono ou proprietário.

Ele pertence a você, sindicalizado. Filie-se ao SIPETROL. Sua contribuição nada mais é que seu posicionamento como cidadão.

Por: * Wagner A. Silva

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.