SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Manutenção da saúde e prevenção de riscos no trabalho

Muitos processos acionados na Justiça referem-se a casos de acidentes de trabalho, que resultam no pagamento de indenizações às vítimas lesadas, entre outras punições às empresas.

Todo profissional tem direito a condições de trabalho seguras e saudáveis, nas quais o exercício da função possa ser realizado sem riscos de acidentes e contração de doenças que atinjam sua integridade física e psicológica.

Para preservação da vida do trabalhador, não basta apenas o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para aquele que realiza atividade de risco e necessita destes instrumentos, as empresas precisam investir no planejamento e prática de ações de acompanhamento constante destes ambientes de trabalho, tendo um setor especializado para cumprir essa tarefa.

De acordo com a legislação brasileira, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que abrange a Norma Regulamentadora (NR-5), tem o dever de cumprir essa missão de fiscalizar e aperfeiçoar as condições de trabalho para melhor atender o bem-estar do profissional e evitar acidentes durante o expediente.

Esta Comissão é formada por representantes eleitos pela empresa e pelos próprios trabalhadores e tem o papel de investir na segurança de todos funcionários, através da realização de diversas atividades, como palestras e diálogos que incentivem a conscientização sobre a importância de se investir em segurança do trabalho.

Um ambiente de trabalho seguro revela o compromisso da empresa com valores essenciais voltados à preservação da qualidade de vida do trabalhador.

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.