SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

O que é a crise e onde ela nos afeta

A crise econômica internacional, que começou no mercado hipotecário americano, provocou a falência de alguns dos maiores bancos de investimentos dos Estados Unidos, queda das principais bolsas de valores e instabilidade nos mercados financeiros do mundo.
O que esta crise tem a ver com o cidadão brasileiro comum, que não possui ações na bolsa? Uma das consequências é que os investimentos externos, recursos que alavancam a economia, podem diminuir, ou seja, menos dinheiro em circulação significa dinheiro mais caro.
Outra consequência é que o dólar mais alto encarece o preço dos produtos e matérias-primas importados, o que anula um possível aumento das nossas exportações e traz consequências diretas para os consumidores.
Em relação ao crédito, pode haver alguma dificuldade ou diminuição dos recursos oferecidos, já que vários bancos brasileiros emprestavam dinheiro fora do país. O governo vem tomando atitudes contra a crise, como diminuição do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para aquecer o mercado de automóveis e a diminuição da taxa de juros, para estimular o consumo.
Por: Assessoria de Imprensa

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.