SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

OIT pede campanha de prevenção contra acidentes

As doenças ocupacionais empobrecem os trabalhadores, as suas famílias e a sociedade em geral, todos afetados quando perdem seus trabalhadores mais produtivos, lembrou o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, em nota, na semana passada.

Para reduzir a ocorrência desses casos relacionados a atividades profissionais, Ryder mencionou a importância da prevenção, que, segundo ele, é mais eficaz e menos dispendiosa, do que remediar acidentes. Para isso, a OIT pediu uma “urgente e vigorosa” campanha global de prevenção para impedir o aumento de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além das perdas humanas, os acidentes têm reflexos nos custos financeiros. Atualmente, cerca de US$ 2,8 trilhões são gastos com os acidentes e mortes causadas pelo trabalho, o que corresponde a 4% do produto (PIB) mundial, de US$ 70 trilhões. A organização estima que 2,3 milhões de pessoas morram por ano de doenças e acidente relacionado ao trabalho. Esse tipo de acidente reduz a produtividade das empreses e aumenta a carga financeira sobre o Estado, lembra o diretor-geral da organização.

Nossas sociedades não devem aceitar que os trabalhadores ponham em perigo sua saúde para ganhar a vida. E não devemos esquecer que as doenças profissionais representam uma carga enorme para as famílias e para o estado, uma carga que pode ser evitada, afirma em nome dos trabalhadores o secretário-geral da confederação Sindical Internacional. (CSI), Sharan Burrow. Segundo o ultimo levantamento divulgado pelo Ministério da Previdência Social, ocorreram 711 mil acidentes em 2011 no ambiente de trabalho em todo o Brasil. Naquele ano, foram registrados, em média, oito mortes por dia.

Por:

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.