Petrobras é a empresa mais citada pela imprensa em matérias sobre sustentabilidade
A Petrobras foi a empresa mais citada em matérias que abordaram questões referentes a sustentabilidade na mídia nacional. A pesquisa foi realizada pelo Databerje – Instituto de Pesquisa da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), no período de 15 de fevereiro a 15 de maio de 2008, em 10 jornais do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Paraná, além das revistas semanais. As matérias tiveram tom positivo em 91% dos casos.
"Sabíamos que havia um aumento no número de matérias publicadas na mídia sobre o tema, mas não tínhamos ainda medido essa tendência", explica Suzel Figueiredo, diretora do Databerje. A Petrobras ficou em primeiro lugar entre as empresas presentes nas matérias jornalísticas com enfoque sobre o tema, com 17% de citações nos veículos pesquisados. A Wal-Mart e a Vale ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O tema sustentabilidade foi tratado de forma integrada, considerando o tripé: social, ambiental e econômico em 42% dos casos. Assuntos ligados ao meio-ambiente representaram 38% das matérias. As matérias que tinham enfoque econômico ocuparam 12% dos espaços e as de cunho social 8%. Segundo Suzel Figueiredo, a pesquisa demonstra que "o conceito de sustentabilidade está sendo transmitido para a sociedade, às vezes da forma correta, às vezes nem tanto."
O resultado da pesquisa foi divulgado no I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que terminou na quinta-feira, dia 12, em Brasília. O Fórum reuniu dirigentes, gestores, especialistas e profissionais que atuam em empresas privadas e públicas e representantes da sociedade civil do Brasil e exterior. O evento recebeu também mais de mil estudantes universitários e 200 professores para o entendimento do conceito de sustentabilidade e a discussão do papel estratégico e educativo da comunicação neste processo de mudança cultural nos sistemas político, econômico e social.
Por: Agência Petrobras de Notícias