Plantão do Sindicato na Ultragaz e Consigaz tira dúvidas dos trabalhadores
Dirigentes do Sipetrol-SP estiveram na última semana nas empresas Ultragaz e Consigaz de Barueri para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre seus direitos.
Na segunda-feira, 03/07, os diretores Cícero Urbano e o Manoel Bernardino estiveram na Consigaz e na quarta-feira, 05/07, foi a vez de Manoel Bernardino e Miguel Eduardo passarem pela Ultragaz.
O plantão é uma prática comum do Sipetrol-SP e acontece ao menos uma vez ao mês. Os diretores chegam por volta das 5 horas e ficam até às 8 horas. Ali eles aproveitam para ouvir a categoria.
Segundo os sindicalistas, às vezes o trabalhador se sente inibido de relatar uma dificuldade que esteja passando e é no plantão que a denuncia acontece.
“Muitas vezes a empresa está descumprindo cláusulas da CCT, há ainda casos de assédio moral por parte da chefia”, destaca um dos diretores.
“Em uma dessas visitas identificamos que a empresa não estava respeitando o prazo de 24 horas para conceder a folga. Em outra situação o problema era com o uniforme”, destaca outro diretor.
Caso o trabalhador identifique alguma irregularidade por parte da empresa ele pode denunciar nos plantões ou, se for urgente, enviar a denúncia pelo Whatsapp que o sindicato vai até o local.