SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Por que o sindicato é importante para você?

Ser sócio ou não do sindicato representativo é uma decisão que cabe apenas ao trabalhador. Trata-se, na verdade, de um direito constitucional que lhe foi garantido depois de muitas lutas.

Você já parou para pensar na importância deste direito?

Quando opta por ser sócio do sindicato é como se você estivesse fazendo uma poupança de garantias para a sua vida profissional, pois está escolhendo participar ativamente nas ações que vão assegurar os seus diretos trabalhistas.

Escolher ser um trabalhador sindicalizado é optar por fortalecer a luta de toda uma categoria por melhores salários, mais segurança no trabalho, pela manutenção e ampliação dos seus pacotes de benefícios, entre tantas outras importantes garantias que só podem ser alcançadas quando os trabalhadores se organizam em suas respectivas entidades representativas. Assim, juntos, os trabalhadores tornam-se fortes o suficiente para fazer as suas negociações, articular e lutar por suas propostas de melhorias.

O mundo do trabalho não seria o mesmo se não houvesse a reivindicação pela incorporação de mais benefícios à Carteira de Trabalho. Foi por meio das mobilizações sindicais que conquistamos benefícios importantes como o 13º salário, Férias Remuneradas, ATS – Adicional por Tempo de Serviço, Convênio Médico, Vale Refeição, Cesta Básica e a PLR, entre tantos outros.

A NÃO-SINDICALIZAÇÃO ENFRAQUECE A CATEGORIA

Cada trabalhador (a) que não se associa ao sindicato para contribuir com o custeio da entidade, é como se ele (a) retirasse a força de sua categoria e de todo o esforço realizado pela diretoria para ampliar ou manter o pacote de benefícios da Convenção Coletiva. Este documento, por sinal, é válido para todos os trabalhadores e não apenas para os sindicalizados.

Se cada trabalhador (a) fizesse a conta dos benefícios que os acordos coletivos do sindicato oferecem nas diversas empresas da categoria do comercio de minérios e derivados de petróleo, ficaria fácil perceber as inúmeras vantagens em estar junto do sindicato invés de se opor.

No Sipetrol/SP, por exemplo, existe a representação perante as empresas, poupando o trabalhador de se expor e correr riscos ao negociar diretamente com o patrão. Temos outras vantagens como dentistas, colônia de férias na Praia Grande/SP e o mais importante: um corpo jurídico competente para conduzir os entraves e dificuldades trabalhistas que podem surgir com o seu empregador. Some-se a toda essa rede de apoio, os convênios com clube de campo em São Roque/SP, assessoria previdenciária, descontos em faculdades, etc.

Deu para notar que o sindicato vai muito além da sua função elementar, que é representar você frente ao sindicato patronal e as empresas, certo?

Ainda assim, falta ao trabalhador (a) observar o sindicato sob essa perspectiva, pois, sem a sua contribuição, e sem a sua vontade de estar junto ao sindicato para ampliarmos as nossas conquistas, a luta fica bem mais difícil. Não se oponha, fique junto!

Sindicalize-se e nos ajude a avançarmos ainda mais.

 

Wagner Silva é Diretor no Sipetrol/SP

 

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.