
Sindicato conquista jornada de 40h na Raízen
Após anos de negociação com a Raízen, o Sipetrol SP fechou acordo histórico referente ao trabalho aos domingos no terminal de São Paulo. A decisão foi tomada pelos trabalhadores em assembleia específica realizada dia 31 de julho, cujos principais pontos foram:
– Redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução salarial, com jornada daria de 07h20;
– Aumento de folgas de 5 para 8 dias mensais;
– Manutenção dos 26 vales-refeição;
– Contratação de novos trabalhadores para suprir a demanda gerada pela redução da jornada;
– Indenização dos atuais trabalhadores que serão incorporados à nova jornada de trabalho, como prevê a CCT Sindicom;
– Pelo menos uma vez por mês a folga será um sábado, seguido de domingo; a cada 2 meses uma folga de 3 dias seguidos em final de semana.
Cabe ressaltar que nem todos os trabalhadores serão abrangidos pelo acordo. Apenas aqueles que estão envolvidos na operação de carga e descarga do terminal.
Para dar conta da demanda gerada pela redução da jornada de trabalho e operação 24hs do terminal, a empresa terá que criar mais dois grupos de trabalho, o que praticamente dobrará o número de operadores.
A negociação foi longa e dura, mas a vitória é de todos aqueles que sempre apostaram no diálogo. O Sipetrol sempre firme na defesa dos interesses dos trabalhadores, fez constar no acordo praticamente todas as reivindicações, que serão, a partir de agora, parâmetro para futuras negociações desta natureza e legado histórico dentro da nossa categoria.
Por: Assessoria de imprensa