SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Sindicato participa de comitê em defesa dos trabalhadores da SHV Gás

O companheiro Luiz Gila, diretor do nosso Sindicato, participou nos dias 22 e 23 de julho, de reunião entre a Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) e a multinacional holandesa SHV Gás para discutir as práticas anti-sindicais no país que a empresa vem adotando no país. Exclusão dos sindicatos nas negociações de PLR, demissões, perseguição a dirigentes sindicais, assédio moral no local de trabalho, problemas de Segurança, Saúde, Meio-Ambiente, Terceirização e Novas Tecnologias são as principais reclamações dos trabalhadores da SHV Gás.
A reunião, promovida pela CUT em São Paulo, teve por objetivo discutir as condições de trabalho oferecidas pela empresa e possíveis soluções conjuntas e contou com a participação de entidades sindicais de diversas regiões do país (São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraíba) e de técnicos do Instituto Observatório Social e do DIEESE.
Diante de todos os problemas apresentados, os presentes decidiram pela criação de um comitê nacional para lutar por melhores condições de trabalho.
Os principais objetivos desse comitê será conquistar a adesão de novos sindicatos que representam os trabalhadores da SHV e definir uma pauta de reivindicação nacional. O grupo deverá se reunir novamente em novembro para avaliar as ações e definir os próximos passos do comitê.
Nessa reunião foram discutidos os problemas que existem no locais de trabalho apresentado pelo sindicalistas que estavam na reunião.

BOX – BOX

Plenária Estatutária
Nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2008, em Atibaia, nosso Sindicato participou da 12ª plenária estatutária CUT/SP, que comemorou os 25 anos de luta da entidade organizando a classe trabalhadora.
Nestes dias foram discutidos: regulamento interno, conjuntura estadual, plano de lutas, a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Depois de lidos os textos, foi aberto o debate para aprovação dos temas por parte dos delegados.

Manifestação
O Sipetrol também marcou presença no grande ato realizado no último dia 17 de junho na Av. Paulista, em frente à Fiesp, por diversas entidades. O manifesto foi contra o aumento abusivo dos alimentos nestes últimos meses.

Plenária Nacional Maria Edinalva
Entre os dias 4 e 8 de agosto, os companheiros do nosso Sindicato participaram da 12ª Plenária Nacional da CUT – ?Maria Edinalva?. O evento também recordou os 25 anos da CUT em defesa dos direitos e por avanços nas conquistas.
Foram lidos regimento interno, resoluções, textos base e caderno de emendas. Depois de aberto o debate, as discussões foram aprovadas pelos delegados (as).
Estiveram presentes representantes de outros países como Itália, Argentina, Bolívia, Venezuela e Portugal, que apresentaram os problemas que encontram com a classe trabalhadora do seu país.

Por: Assessoria de Imprensa

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.