SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Sindicato participa de reunião da BR em Curitiba

Nos dias 23 e 24 de agosto, os membros da Frente Nacional dos Trabalhadores da BR, formada pelos Sindicatos do SP, RJ, RS, PR, SC e RO, estiveram reunidos em Curitiba com a direção da BR dando início às negociações salariais 2007/2008.
Durante o encontro toda nossa pauta, que contempla 49 itens, foi amplamente discutida e resultou no seguinte:

Cláusulas Econômicas: a empresa ainda não tem definido o percentual a ser proposto, que poderá ser apresentado na próxima rodada.

Houve avanço nas seguintes questões:
Horas Extras: a Empresa informou que serão pagas horas extras nos treinamentos realizados aos sábados e domingos para os empregados em regime de horário administrativo, para os demais o pagamento será de decisão do gerente de cada área.,
Ainda discutimos a questão do pagamento de vale refeição nas horas extras e solicitamos também o pagamento dos vales em caso de compensação.
A BR ficou de estudar o pagamento de horas extras aos domingos para os empregados que trabalham em regime de revezamento.
Assistência Médica.: A empresa está avaliando a possibilidade da inclusão de pais e mães, porém o assunto ainda está aguardando uma decisão corporativa do Petróleo.
A empresa concordou em estender o beneficio para os empregados (as) que comprovarem união estável do mesmo sexo.
Quanto aos enteados ficou de dar uma resposta ao longo das negociações, no caso de guarda judicial atenderá quando houver decisão para tal.

Beneficio Farmácia: a empresa irá implantar o benefício, porém, somente a partir de 01/01/08. Os sindicatos ainda insistem na concessão do benefício retroativo a 15/12/06.

Concurso Público: a empresa informou que será realizado um concurso público, de acordo com a nova DRH aprovada pela Diretoria, e que deverão ser admitidos 1309 novos empregados.

A BR ainda está estudando as seguintes questões:
– Transporte para os trabalhadores de aeroportos;
– Pagamento do Vale transporte em espécie;
– Parcelamento da antecipação das férias;
– Ampliação da Licença maternidade para 6 meses;
– Adicional de Console;
– Cancelamento das punições políticas;
– Implantação do Delegado Sindical;
– Auxilio Funeral;
– Apresentação prévia das normas a serem revisadas aos sindicatos;
– Adiantamento da PLR 2007 para jan/2008.

As demais cláusulas de nossa pauta ficaram mantidas, pois a empresa se pronunciou contrária a sua implantação, e os sindicatos continuarão na busca de alcançá-las.

Quanto à implantação do Plano de Cargos e Salários a GRH, informou que está em fase de estudos e sua previsão para a conclusão do processo é de 4 meses. Os Sindicatos presentes repudiaram veementemente tal colocação e solicitaram no mesmo dia 24/08 uma reunião com a Presidente Graça Foster para discussão do assunto. A presidente já respondeu que abrirá um espaço em sua agenda para receber os sindicatos.

Por: Assessoria de Imprensa

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.