SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Trabalhadores da BR distribuidora rejeitam nova proposta da empresa

Representantes do Sipetrol/SP e dos sindicatos coirmãos filiados à Fepetrol se reuniram no dia 14/11 com a direção da BR Distribuidora para a segunda rodada de negociações da Campanha Salarial 2018/2019. Na ocasião a companhia apresentou a mesma proposta econômica da primeira rodada, 3% de reajuste de salário e aumento de 16% para a Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS).

Sem concordar com a oferta,  os trabalhadores rejeitaram – durante assembleia da categoria – a proposta. Quanto à AMS, os dirigentes argumentaram que já demonstraram seu compromisso com a sustentabilidade do plano de saúde ao negociar – no início de 2018 – reajuste substancial. Dessa maneira, um novo reajuste seria inaceitável.

No tocante ao reajuste salarial, os dirigentes lembraram que os trabalhadores sentem a perda do abono que era praticado pela companhia nos fechamentos dos acordos até o ano de 2015. “Entendemos que a BR Distribuidora não esta seguindo a sua própria diretriz de valorização dos empregados com reconhecimento de resultados individuais e coletivos”, explicaram os dirigentes do Sipetrol/SP e Fepetrol presentes à reunião.

Para eles, os direitos coletivos dos trabalhadores estão sendo rebaixados. “Sabemos que a BR Distribuidora está em situação financeira e operacional confortáveis, tendo aumentado a sua receita líquida, a despeito da redução do volume comercializado, aumentando assim a sua rentabilidade”, continuam os sindicalistas. “Considerando os resultados apresentados no terceiro trimestre, o índice Lajida está aumentando percentualmente mais do que o IPCA”, destacam.

Por isso, os dirigentes sindicais solicitaram outra rodada de negociações e apresentaram uma nova contraproposta de reajuste das tabelas salariais, de RMNR, e dos benefícios em geral em 4,19%; e reajuste com o mesmo percentual para o AMS, com a proposta de futura discussão da real necessidade de aumento.

MAIS NOTÍCIAS

Direitos reservados ao Sipetrol SP. O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada.